Você já deve ter ouvido falar do conceito “Raíz vs Nutella”. Mas, se não, me permita explicar: No cenário atual, somos frequentemente envolvidos por memes e tendências que nos levam a debater conceitos intrigantes, como o eterno embate entre “Raíz” e “Nutella”.
Para contextualizar, o termo “Raíz” a ideia é simples. Refere-se ao modo como as coisas eram feitas no passado, enquanto “Nutella” é uma abordagem mais moderna, sofisticada e adaptável. A eterna discussão entre o tradicional e o moderno. É como comparar um X-Salada tradicional (Raíz) com um X-Salada Gourmet (Nutella).
Este debate ganha vida quando aplicado aos provedores de internet, revelando uma dualidade fascinante no mundo dos serviços digitais.
Como seria se projetarmos esse cenário para os provedores de Internet?
Ao capturarmos a essência da evolução dos ISPs na metáfora “Raíz vs Nutella” podemos considerar “raíz” aqueles que testemunharam todas as fases da evolução da conectividade, estabelecendo-se no mercado na base da confiabilidade e simplicidade, mas ainda precisando evoluir em outros aspectos, indo além da conectividade básica. O que naquela época, era suficiente para o consumidor.
Por outro lado, o termo “Nutella”, mais do que uma deliciosa pasta de avelã, ilustra a atualização, sofisticação e a adaptabilidade às necessidades em constante mudança dos clientes. É a geração que cresceu com smartphones em mãos e busca constantemente por inovações. Ou seja, são os provedores que compreendem a importância de ir além da conectividade e adicionam serviços extras para tornar a experiência do cliente ainda melhor. Eles entendem que hoje em dia as pessoas querem mais do que apenas conexão à internet. Elas querem algo personalizado, que faça sentido em suas vidas ocupadas e digitais. Então, esses provedores entenderam que a mera conexão à internet já não é suficiente, por isso a importância em integrar os Serviços de Valor Agregado (SVAs) em seus pacotes.
O que realmente diferencia um provedor “Nutella” é a capacidade de ir além da mera entrega de internet. Os Serviços de Valor Agregado (SVAs) são essa mágica extra que tem o poder de encantar e reter clientes.
Isso faz toda a diferença tanto para os clientes quanto para os provedores de internet, tanto financeiramente quanto em termos de satisfação do cliente. Essas adições valiosas aos pacotes de internet podem incluir soluções como segurança digital; entretenimento, como streaming de música, filmes ou séries, livros digitais e muito mais; saúde e bem-estar, como serviços de medicina digital, terapias e meditações; entre diversas outras categorias de serviços.
Ao incorporar SVAs, os provedores mostram que estão sintonizados com as necessidades e desejos dos clientes na era digital. Mais do que isso, eles oferecem algo que vai além do esperado, algo que surpreende e encanta. Em um mercado competitivo, essa capacidade de superar as expectativas pode ser o diferencial que fideliza um cliente e fortalece a marca.
E ah, é crucial entender que não há nada de depreciativo em ser um provedor “Nutella”.
- Até porque, cá entre nós, Nutella combina bem com tudo, rs - No contexto dos provedores, essa abordagem “nutella” representa a capacidade de evoluir, adaptar-se e atender às demandas do mercado em constante mudança.
A realidade é que não existe uma abordagem única. A “briga” entre "Raíz vs. Nutella” nos mostra que há espaço para ambos os tipos de provedores no mundo digital, desde que estejam sintonizados com as necessidades dos clientes. O equilíbrio entre tradição e inovação é a chave para oferecer um serviço relevante e significativo para os consumidores modernos.