Você já se perguntou por que algumas pessoas e organizações são lembradas por sua inovação, influência e rentabilidade? Ou por que pessoas como Steve Jobs e Martin Luther King Jr. e as empresas Coca-cola e Nike tiveram tanto sucesso e inspiraram tantas pessoas? O que eles têm em comum? A resposta é... todos começaram pelo "porquê"! Responder os porquês fez com que fossem capazes de inspirar pessoas, e permitiu que realizassem algo notável.
Para compreender como isso ocorre, o inglês Simon Sinek, em seu livro “Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir”, desenvolveu uma metodologia para auxiliar empresas e líderes a encontrar o seu propósito e gerar impacto. Conhecida como Golden Circle (Círculo Dourado), ela também orienta a criação de empresas, ideias e campanhas de valor, além de ter como objetivo melhorar a atuação das empresas no seu segmento por meio da maneira de agir, pensar e comunicar.
Ao adotar a metodologia é possível identificar para a empresa um grande diferencial e desenvolvê-lo para torná-la competitiva. O objetivo é sempre assegurar um impacto positivo entre os colaboradores e sociedade, tornando a empresa uma fonte de inspiração e sua marca algo a mais na vida dos seus clientes além do que um mero fornecedor.
Segundo Sinek, “as pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz”. Essa frase o guiou na concepção da metodologia e na concepção das três perguntas abaixo:
- Comece pelo Por quê? (Why)
Leva em conta o propósito do empreendimento e os objetivos das suas iniciativas. É preciso definir o porquê, para em seguida elaborar campanhas, produtos e serviços de qualidade com os quais seus clientes possam se identificar.
- Siga com: Como? (How)
Como a empresa busca atingir o seu objetivo? Como vamos inspirar as pessoas e aplicar nossas estratégias? Com essas perguntas é possível determinar o seu plano de ação e definir quais caminhos a empresa irá trilhar para atingir os seus resultados.
- Finalize com: O que? (What)
Todos os esforços culminam nessa etapa, simbolizando o resultado, o seu produto final. É onde você determina o que você faz ou vende.
O Golden Circle funciona de dentro para fora, ou seja, o primeiro foco é aquilo que o empreendedor acredita, seus objetivos e atitudes que ele precisa tomar para alcançar o que almeja.
O método permite que os líderes se comuniquem com os colaboradores, fornecedores e clientes de forma mais clara e motivadora, aumentando o valor da sua marca.
Como o Golden Circle funciona na prática? E como aplicar no meu provedor?
Diversas empresas, em suas campanhas de marketing, apresentam seus serviços como “os melhores do mercado”. Atualmente, elas preferem enfatizar o resultado ao invés de sua missão e levar inspiração aos seus clientes.
Para destacar o seu provedor de internet, impulsionar suas vendas e gerar mais valor para sua marca é preciso fazer o caminho inverso daquele que empresas de telecom estão acostumadas. É mais do que vender banda larga, internet estável e combos de internet, o provedor precisa oferecer uma causa, com a qual o público-alvo é capaz de se relacionar.
Os clientes vão comprar o seu produto porque compartilham os valores defendidos pelo seu negócio. Por entregar esse valor, como resultado temos a fidelização dos clientes e um diferencial em relação à concorrência. Outro benefício, está ligado a questão interna do provedor de internet, facilitando a comunicação e formando equipes com o mesmo propósito.
Veja alguns exemplos de empresas que despertam o desejo e mobilizam os clientes e colaboradores a irem atrás do produto ou serviço:
Com o intuito de deixar mais claro tudo que foi dito acima, separamos a apresentação feita por Simon no TED Talks, que se tornou uma das mais populares de todos os tempos.
Achou que era só isso? Não né...
Separamos algumas dicas para você criar o Golden Circle do seu provedor de internet.
- Para definir o propósito, não recorra os clichês do mercado. Seja específico!
- Valorize cada palavra, pois ela tem poder
- Imagine como o mundo seria com a sua solução no mercado, o que ele agregaria e quais dificuldades resolveria
- Se coloque no lugar do cliente, identifique-se com o seu consumidor
Agora é a hora de colocar a mão na massa! Boa sorte!