Anteriormente explicamos 5 estratégias de marketing para impulsionar suas vendas e acertar na divulgação do seu ISP. Se precisar lembrar delas clique aqui antes de começarmos. Elas serão úteis na hora de estruturar seu funil de vendas. Então, vamos lá!
O que é a técnica de funil de vendas?
O Funil de Vendas é uma técnica do marketing digital que contempla os diferentes estágios pelos quais um lead vai passar até tornar-se de fato um cliente, no caso, um assinante do seu provedor de internet. Esse conjunto de etapas engloba gatilhos que servem de suporte à jornada de compra de diferentes personas (que são modelos hipotéticos de clientes desenhados levando-se em conta dados demográficos, interesses, gêneros e necessidades de compra).
Através da técnica do funil é possível mapear as etapas da jornada do seu cliente, do primeiro contato com sua empresa até o momento da compra, e criar conteúdo específicos para cada uma delas. Assim fica muito mais fácil oferecer o que é realmente útil e relevante para ele. No topo do funil é onde acontece o primeiro contato com a sua marca.
Quais são as etapas do funil de vendas?
As nomenclaturas do funil podem variar mas, de forma objetiva, sempre envolve o alinhamento entre as áreas de Marketing e Vendas. Geralmente o funil é dividido em três etapas sendo elas topo, meio e fundo, conforme mostrado na imagem abaixo.
Agora, vamos explicar em mais detalhes cada uma dessas etapas. Vamos lá!
- Topo do funil
É a etapa de educação do seu futuro cliente pois neste ponto de entrada ele não sabe ao certo ou acaba de descobrir uma necessidade. É preciso despertar seu interesse por assuntos relacionados ao problema e oferecer conteúdos ricos, gerando interesse em possíveis soluções e passando – após preencher um formulário ou compartilhar certas informações – para a próxima etapa do funil.
- Meio do funil
Aqui já estamos lidando com leads e agora que o interessado já sabe que tem um problema precisa resolvê-lo. Nesta etapa, ele busca formas para isso e está em um processo de julgamento. Não tente vender a solução a qualquer custo, qualifique este lead para entender se é o perfil ideal que você está buscando ou se ele está disposto a investir em seu produto.
É preciso criar um senso de urgência para que ele resolva a questão o quanto antes e, mostrar o que ele estava perdendo por não investir anteriormente na solução. Use dados, informações relevantes e demonstre o motivo pelos quais o seu ISP tem a melhor solução.
- Fundo do funil
Nesta última etapa, os leads qualificados se tornam oportunidades de venda. Já estão cientes do problema e buscam soluções. É aqui o momento perfeito para ser mais direto e mostrar todos os benefícios e diferenciais competitivos da sua empresa.
Para melhorar a eficácia do funil de vendas é importante controlar, registrar e estabelecer meta de todas as atividades e contatos realizados.
Porém, ele não termina aqui... o pós-venda é de extrema importância para a fidelização e também pode ser incluso no fundo do funil. Além do atendimento, a comunicação direta com informações, promoções e ações focadas em fidelização é o que farão a diferença para converter clientes em fãs. Investir na experiência e satisfação do cliente faz com que eles recomendem a sua empresa, tornando-se uma importante fonte de novos clientes.
A aí? Está preparado para adotar as técnicas de funil de vendas e melhorar a visibilidade do seu provedor de internet?