Escolher o Serviço de Valor Agregado (SVA) ideal para sua empresa pode ser uma tarefa desafiadora, mas é essencial para aumentar a competitividade e fidelizar clientes, especialmente se você é um Provedor de Internet (ISP). Os SVAs oferecem benefícios estratégicos, desde entretenimento até otimização tributária. Neste artigo, vamos explorar como escolher o SVA certo para sua empresa, considerando aspectos como otimização fiscal, orçamento, facilidade de uso e integração tecnológica.
1. Defina a estratégia: Aumentando o resultado
A construção da composição estratégica de SVAs é baseada em 8 pilares fundamentais no modelo de negócios ISP: Otimização tributária, diferencial competitivo, retenção e fidelização de assinantes, aumento do ticket médio, argumentação de venda, melhorar a oferta (mais produtos e serviços) e ativo de marketing (agregar mais valor à marca do provedor ISP).
O SVA deixou de ser uma estratégia periférica, para fazer parte do core business no negócio ISP. Muito mais que ofertar somente conexão de internet, o provedor ISP deverá ofertar aos assinantes uma melhor experiência de uso, venda mais consultiva, atendendo todas as potenciais necessidades e desejos de consumo.
Pontos fundamentais que devem ser observados na construção da estratégia:
a) Composição SVA da concorrência: Quais temas de aplicativos e serviços os concorrentes utilizam?
b) Vocação SVA da região: Cada região existe uma maior tendência ao consumo de determinados tipos de aplicativos. Faça uma pesquisa com seus assinantes.
c) Eficiência Tributária: Definições sobre regime tributário, % separação SCM x SVA, definição dos produtos com valor declarado (livros, apostilas, jornais, revistas e outros temas) e estudo da composição dos planos/combos de internet.
d) SVAs com maior relevância de marca e proposta de valor (aumentar o ticket médio): Vendas adicionais de produtos com marcas de grande relevância para os assinantes.
A escolha do fornecedor SVA é fundamental para definir as melhores estratégias, ações, entregas e integrações com foco no aumento do resultado esperado. A Campsoft possui um time de consultores especializados em soluções SVAs para atender todos os desafios dos provedores ISPs.
2. Otimização tributária: Maximize a economia
Um dos primeiros aspectos a considerar na escolha de um SVA para sua empresa é a possibilidade de otimização tributária. Muitos SVAs oferecem isenções fiscais, o que pode reduzir significativamente os custos operacionais. A Campsoft, maior integradora de SVAs para ISPs, destaca-se com a Via Livros, que oferece isenção de ISS, PIS+COFINS e redução de IR, ajudando sua empresa a economizar e aumentar sua margem de lucro. Ao selecionar um SVA, verifique os benefícios fiscais associados e como eles podem impactar o seu fluxo de caixa.
3. Considere o orçamento: Escolha custo-benefício
Outro ponto crucial ao escolher o SVA certo é avaliar seu orçamento. Nem sempre o serviço mais caro é o melhor para sua realidade financeira. Analise o custo-benefício de cada opção e considere o retorno que ele pode trazer para sua empresa, seja na forma de novos clientes ou na fidelização dos atuais. SVAs como o Zapping, SKY+, IXER, entre outros da Campsoft oferecem diferentes planos e pacotes, permitindo flexibilidade para adaptar o investimento ao seu orçamento sem comprometer a qualidade dos serviços oferecidos.
4. Facilidade de uso: Simplifique a implementação
A implementação de um SVA para ISPs deve ser simples e intuitiva, tanto para a equipe interna quanto para os clientes. A facilidade de uso garante que o processo de adoção seja rápido e eficiente, sem causar transtornos ao usuário final. Soluções que exigem um alto grau de aprendizado podem aumentar o suporte necessário e atrasar a adoção pelos clientes. A Campsoft oferece suporte completo na implementação, esclarece eventuais dúvidas e disponibiliza treinamentos para um entendimento profundo do produto, assegurando uma transição tranquila.
5. Analise as necessidade do seu público-alvo
Ao selecionar um SVA para sua empresa, é fundamental considerar as necessidades e preferências do seu público-alvo. Entender o perfil dos seus clientes pode ajudar a identificar quais serviços são mais atrativos para eles. Por exemplo, famílias podem valorizar serviços de entretenimento infantil, como o Kiddle Pass e o Imagina Só, enquanto clientes jovens podem preferir plataformas de streaming como Max, de filmes e séries, e a Deezer, de música. Personalizar a oferta de SVAs de acordo com as demandas do público aumenta a satisfação e fortalece a fidelização.
"Os SVAs não são apenas uma forma de agregar valor ao serviço de internet, mas uma estratégia essencial para otimizar receitas e aumentar a competitividade no mercado. Ao escolher o SVA certo, os ISPs podem aproveitar benefícios fiscais e fidelizar seus clientes com soluções que atendem às necessidades reais do público. Nossa missão na Campsoft é apoiar os provedores nesse processo, oferecendo as melhores opções e a integração mais eficiente." — Ricardo Camps, CEO da Campsoft. Escolher o SVA certo para sua empresa exige uma análise detalhada de fatores como otimização tributária, orçamento, facilidade de uso, integração tecnológica e análise das necessidades do seu público-alvo. Ao seguir essas diretrizes, você estará mais preparado para selecionar uma solução que agregue valor ao seu negócio e ofereça benefícios reais para seus clientes. A Campsoft, como a maior integradora de SVAs para ISPs, está à disposição para ajudá-lo a fazer a melhor escolha. Explore as opções e faça parte do grupo de provedores que oferecem uma experiência diferenciada e valiosa aos seus clientes.