Primeiro vamos aos dados: Segundo pesquisa de 2023 feita pela Mordor Intelligence (empresa de pesquisa e consultoria de mercado) o setor de ERPs foi avaliado em US$39,11 bilhões em 2020, com previsão de atingir US$61,97 bilhões até 2026.
Os ERPS (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) são softwares capazes de oferecer uma gestão completa e de modo facilitado para complexas operações de integração e gestão entre os Provedores de Internet (ISPs) e empresas fornecedoras de Serviços de Valor Agregado (SVAs), que são as empresas que oferecem os serviços de streaming que o usuário seleciona e opta em ter quando faz suas assinaturas em seus pacotes de serviços.
Apresentado os dados e traduzindo, de forma concisa, o que é ERP, ISPs e SVAs – integrar é nossa especialidade – fica mais claro entendermos como tudo se interliga e é potencializado e porque cresce tanto os sistemas de ERP no mundo.
Funciona assim: Provedores de internet são altamente estruturados, com capacidades de banda-larga infinitas e as mais diversas soluções de telecomunicações. Possuem centenas de milhares de usuários que assinam seus pacotes de serviços e escolhem por sua gama de variedades. Quem entrega essa variedade de serviços são as empresas de Serviço de Valor Agregado (SVAs), como a Campsoft, uma das principais integradoras de serviços do país, oferecendo um dos maiores portfólios de produtos do mercado e administrando toda a demanda de usuários e provedores.
Daí entra o ERP com suas soluções de software de gestão, integrando os provedores e os SVAs e desempenhado um papel fundamental no fornecimento de soluções tecnológicas avançadas que capacitam os provedores a gerenciar eficientemente suas operações, otimizar seus serviços e proporcionar uma experiência superior aos clientes.
O uso do MK ERP, software de gestão da MK Solutions - líder do segmento - por exemplo, simplifica significativamente as operações dos provedores por meio de seu vasto ecossistema de produtos que auxilia na redução significativa de custos, eliminando complexidades e acelerando a entrega de serviços inovadores aos clientes.
Na prática, os sistemas de ERPs implementados pelas SVAs fazem com que os provedores de internet gerenciam toda a operação dentro do seu próprio sistema de gestão ERP, sem precisar usar a sua plataforma para incluir, excluir, ou mesmo mudar os planos de seus clientes. Tudo é feito dentro do ERP.
A integração de SVAs potencializa o ERP no setor de ISPs, torna a cadeia mais sustentável pelo dinamismo, menos falhas e encurta processos. Uma revolução 4.0.