Hoje, a composição de planos ideal para o cenário do provedor pode auxiliar na redução fiscal, fidelização e destaque da empresa. Isso se dá por conta da utilização de Serviços de Valor Adicionado (SVAs) complementares ao serviço de SCM ofertado pelo provedor.
No entanto, com a aderência desses SVAs nota-se que as estratégias de utilização desses serviços nem sempre estão alinhadas corretamente. Alguns exemplos de erros cometidos atualmente são, falta de estruturação contábil, utilização de produtos incorretos para a necessidade do provedor, falta de divulgação, proporção de SVA e SCM inconsistente com a realidade, entre outros.
Visando corrigir e prevenir possíveis riscos envolvendo a implementação de SVAs, existem 3 pilares que auxiliam a definir uma boa estratégia, são eles:
Então qual é o risco do meu provedor com base nos pilares estratégicos?
Para ter uma boa estratégia de serviços adicionados e evitar possíveis contingências do SVA, é necessário estar com todos os pilares alinhados entre si. A seguir vamos mostrar o que pode acontecer caso algum dos pilares fique desalinhado, então pegue o papel e caneta para não deixar nenhuma informação de lado!
É possível notar que qualquer cenário onde os pilares não estão alinhados entre si, traz um grau de risco maior para a empresa. Observamos também, que o risco envolvendo o pilar Contábil/Jurídica sempre é alto, ou seja, é um pilar que sempre precisa estar bem estruturado pois, se você não possui essa estratégia bem definida envolvendo a emissão correta da nota de débito, estruturação societária da empresa, tributação e emissão de contratos há grandes chances de risco fiscal.
Além do que foi dito, não podemos deixar de ressaltar o lastro dos produtos. Não existe uma porcentagem correta de divisão entre SVA e SCM, no entanto, é de extrema importância que o valor de mercado esteja coerente em todas as notas emitidas pelo provedor, e condizente com a realidade do produto ofertado.
E como vou fazer toda a organização de sozinho?
Não se preocupe, a Campsoft te ajuda nesse processo.
Hoje trabalhamos com uma consultoria estratégica para provedores de internet focada em novos objetivos elencados, possíveis ganhos financeiros encontrados e pontos demandam atenção fiscal. Ou seja, toda consultoria se baseia nos 3 pilares citados acima, buscando o menor grau de risco para sua empresa e maximização dos lucros do seu provedor.
Durante a consultoria, realizamos uma análise personalizada do seu provedor, e trazemos novas oportunidades de redução fiscal e a composição de planos necessária para que essa melhoria ocorra. Os pontos de análise levantados são:
- Sugestão de pacotes de produtos de SVA, comparando o atual com o recomendado
- Simulação do ganho fiscal levando em consideração a relação dos tributos, valor de SCM e SVA e a diferença entre os produtos do plano atual e do recomendado
- Proposta final dos produtos visando executar o plano estratégico apontado na consultoria
Além do que foi dito anteriormente, nós da Campsoft também possuímos serviços complementares a essa consultoria estratégica que são disponibilizados para o provedor ao longo dessa aliança. São eles:
- Acompanhamento na implementação e configuração dos SVAs no ERP
- Acompanhamento da equipe responsável pelo fiscal e contábil para correta estruturação dos SVAs
- Suporte ao time de vendas/marketing para desenvolvimento das estratégias comerciais
Dúvidas?
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