O mercado de internet banda larga está cada vez mais competitivo. Com o aumento do uso da rede nos últimos anos pequenos e médios provedores ganharam ainda mais espaço no mercado competindo com grandes operadoras.
Ainda assim, para aproveitar este momento favorável é necessário se destacar da concorrência e para isso o marketing é uma ferramenta essencial. Separamos 5 estratégias simples de marketing para você começar a planejar, melhorar a divulgação e impulsionar as vendas de seu provedor de internet.
1. Estude a própria empresa
O primeiro passo é realizar um estudo da sua própria empresa:
- Estabeleça missão, visão e valores
- Verifique a satisfação dos clientes com os serviços ofertados e atendimento
- Levante quais vantagens são oferecidas aos assinantes (instalação gratuita, SVAs, atendimento personalizado, etc.)
- Revise quais as ações de marketing
Essas informações auxiliam no direcionamento do planejamento de marketing, além de ajudar a identificar como os serviços que você oferece se conectam com as necessidades dos clientes. Quanto mais você souber sobre a solução que está oferecendo, mais estará preparado para resolver possíveis dúvidas.
2. Analise seus concorrentes e o mercado de provedores de internet
É de extrema importância conhecer as características do mercado e, principalmente, as peculiaridades do seu local de atuação. Verifique questões como:
- A região já possui viabilidade para fibra óptica?
- Qual os fatores de insatisfação ou reclamação das outras empresas?
- Seus planos de banda larga são parecidos com os da concorrência?
- Seus concorrentes oferecem SVAs (serviços de valor adicionado)?
- Quais benefícios o mercado está oferecendo para clientes?
- Qual o meu diferencial em relação a concorrência?
3. Conheça seu público-alvo
Junte informações sobre o comportamento e desejos dos seus clientes e crie o seu perfil de consumidor ideal. Essa estratégia favorece divulgações de marketing mais assertivas além de melhorar as vendas. Levante informações como:
- Perfil sociodemográfico dos consumidores
- Benefícios mais valorizados
- Preferencias nas formas de contato
- Canais de comunicação de maior eficácia
Aposte em estratégias de marketing digital utilizando canais de alta eficácia para o seu público através de redes sociais, e-mail marketing, tráfego pago, entre outros. Estas táticas otimizam a jornada de contato e melhorar sua conversão.
4. Defina metas e objetivos
Defina um resultado a ser alcançado e determine prazos e orçamento para todas as atividades relacionadas a ele. Os objetivos precisam ser realistas, ou seja, é necessário estabelecer um ponto de chegada viável para o cenário atual do seu ISP. Analise os resultados obtidos, o que deu certo e o que não saiu como esperado. Realize os ajustes das atividades para um próximo período e siga medindo para obter um comparativo.
5. Determine planos de ação e monitoramento
Com as quatro estratégias acima definidas, agora é hora de pensar nas ações para alcançar os objetivos. Sempre leve em consideração o orçamento disponível, o público-alvo e as características do mercado de provedores.
Não deixe de lado a necessidade de monitorar a performance das estratégias, equipe envolvida e o acompanhamento das ações realizadas. Esse monitoramento facilitará a detecção de erros, falhas e oportunidades. Estruturando sua estratégia e utilizando as dicas acima você melhora a captação de novos clientes e a fidelização dos atuais.
Uma última dica! Utilizar campanhas promocionais e institucionais também é importante para o crescimento do seu negócio. E aí, preparado para fazer acontecer? Deixe sua dúvida ou compartilhe sua experiência como provedor nos comentários!