O livro “Receita Previsível” tornou-se uma das maiores referências, e conhecimento obrigatório, para profissionais da área de marketing e vendas. Escrito por Aaron Ross, autor americano especializado em vendas e com ensinamentos que revolucionaram o mercado, a obra conta como foi possível criar uma máquina de faturar 100 milhões de dólares. Ele conta sobre o período em que o autor administrou a Salesforce e também ensina como utilizar sua metodologia no dia-a-dia do seu negócio.
O termo "receita previsível" vem ganhando cada vez mais força e por isso trouxemos 5 dicas que podem ajudá-lo a gerenciar a estrutura de vendas do seu provedor de internet.
1. Receita Previsível e seus pilares
A receita previsível vem das chamadas “vendas previsíveis” e seu intuito é estruturar melhores estratégias de trabalho.
Para isso é importante entender os pilares estratégicos:
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- Entender o seu funil de vendas e a taxa de conversão obtida por etapa
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- Ter clareza das metas e da capacidade de atender os contratos buscados
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- Definir prazos realistas para o cumprimento dos objetivos
Os pilares favorecem uma prospecção inteligente e uma venda mais especializada, proporcionando melhor geração de leads. Assim, o seu provedor de internet passa a ser visto com mais autoridade e valor.
Aaron Ross diz que para elevar o número de vendas, é preciso prever como elas surgirão e como sua empresa atuará diante disso. Também mostra como unir os times de marketing e vendas, trazendo mais expertise ao processo de resultados, de prospecção de cliente e de solução de problemas.
2. Metodologia
Conhecer os pilares acima facilita para entender a metodologia da Receita Previsível.
O foco principal é tirar o peso dos vendedores de fazer todo o processo comercial, tornando-os mais especializados naquilo que melhor eles podem fazer. Pequenas mudanças nessa estrutura fazem os resultados aumentarem.
A mudança de cultura leva tempo, levar isso em consideração, segundo o autor, é o segredo para o sucesso.
Para o ele, a mudança que elevou o número de negociações e permitiu extrair o melhor de cada vendedor foi a mudança de ferramenta. Nessa nova etapa, os colaboradores passaram a usar o e-mail, ao invés do telefone, como canal de prospecção e foi possível perceber a melhoria na qualificação dos leads.
3. Cold Calling 2.0
O Cold Calling consiste em um contato comercial, neste caso a ligação, a fim de verificar o interesse de uma determinada pessoa nos produtos e nos serviços da empresa.
Neste modelo, Aaron Ross identificou problemas como a falta de habilidade dos vendedores em prospectar e a dificuldade de gerenciar o tempo durante o processo e a jornada de compra do cliente. O ganho para a empresa é enorme quando existem pessoas focadas em identificar novas oportunidades de prospecção e fechamento de vendas.
Sendo assim, o autor desenvolveu o Cold Calling 2.0, que tem como foco principal:
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- Ter uma equipe específica para prospecção
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- Foco na qualidade, e não somente na quantidade
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- Fazer as ligações somente ao ter uma prévia do perfil do prospect
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- Evitar técnicas agressivas, buscando ser o mais autêntico e íntegro possível
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- Usar um conjunto de e-mails curtos e fáceis de serem lidos, juntamente com uma linguagem mais pessoal para se aproximar do potencial cliente
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- Criar um sistema de vendas com foco em produtividade
As vendas B2B representam um grande potencial de negócios e é o principal foco de muitas empresas.
Ross revolucionou a forma de realizar negociações B2B utilizando a metodologia de seu livro. O que deu muito certo nesse formato de transação comercial foi a facilidade com que as empresas podiam replicar o método do autor e, consequentemente, escalar suas vendas.
É importante lembrar que o formato B2C representa uma venda mais simples quando comparado com o modelo B2B, que envolve a criação de uma rede de parceiros que divulgarão e comercializarão os produtos da sua empresa.
Logo, identificar os leads mais qualificado e ter parceiros confiáveis traz à previsibilidade de receita, elemento-chave abordado no livro.
5. Definir o nicho
A maioria das empresas sabe da importância de definir e basear-se em um nicho para ter uma atuação mais segura, no entanto, muitas ignoram esse fato quando seus resultados não são como esperados.
Independente da situação, Aaron Ross reforça a importância de focar no nicho escolhido, caso contrário, seu esforço será desperdiçado e isso vai atrapalhar o crescimento saudável da empresa.
A segmentação do público e a escolha correta do nicho de atuação criam um processo escalável e juntos geram foco, um dos segredos para aplicar a previsibilidade de receitas.
Não perca a oportunidade de entender melhor sobre os ensinamentos de Aaron Ross em seu livro “Receita Previsível” e ver como ele revolucionou o mercado de vendas atual. O livro faz parte do acervo da Tocalivros, produto distribuído para provedores de internet pela Campsoft.
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