De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2024, 84% da população brasileira, ou seja, 159 milhões de pessoas, têm acesso à internet. A proporção de lares urbanos com internet passou de 13% para 85% ao longo de duas décadas.
Por se tratar de um setor estratégico, o mercado ISP possui grande relevância para o desenvolvimento social e econômico em todas as regiões do Brasil. Os provedores de internet vêm oferecendo serviços essenciais em conexão de internet banda larga, telefonia e aplicativos SVAs, representando mais de 56% do setor de telecom nacional.
As grandes operadoras de telecomunicações e os provedores de internet tem grande relevância tecnológica e social pois distribuem a conexão de internet em todo território nacional viabilizando os avanços necessários para a sustentação e desenvolvimento da comunicação, integração de sistemas, construção do conhecimento e gestão da informação para operacionalização das instituições públicas e privadas, população local e transeuntes.
São mais de 19.000 PPPs espalhadas pelo território nacional, atendendo grandes centros urbanos, periferias, zonas rurais, hospitais, escolas, instituições públicas, comércios e indústrias com conexões via rádio, fibra óptica e via satélite.
Os últimos anos foram bem desafiadores para avanços da associações que representam os interesses do setor com base nos marcos regulamentação da ANATEL, LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), políticas tributárias (alta carga de impostos), intervenções governamentais, investimento em segurança digital (combate a ciberataques) e adequação de novas tecnologias (estrutura de telecom, investimento em equipamentos e softwares de gestão).
Embora o mercado ISP tenha se profissionalizado e esteja em crescimento (tomando espaço das grandes operadoras), enfrenta grandes desafios de concorrência desleal (briga por preços), regiões com grande número de concorrentes, alto custo operacional e estrutural, dificuldade em encontrar mão de obra qualificada e alta rotatividade de assinantes (dificuldade de vendas, retenção e fidelização de clientes).
Os grandes provedores de internet e grupos de investidores econômicos têm intensificado a compra de ISPs de pequeno e médio porte, dominando regiões relevantes e mercados de consumo com forte potencial econômico e comercial.
O ano de 2025 será bem mais otimista, com grandes novidades e expectativas. Confira abaixo as previsões, tendências, especulações e evoluções do mercado ISP:
1) ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa)
ESG é um conjunto de boas práticas e padrões que ajudam a definir se uma empresa é sustentável, socialmente consciente e bem gerenciada. A sigla ESG é a abreviação de Environmental, Social, and Governance, que em português significa investimentos empresariais em ações com foco Ambiental, Social e Governança.
Segundo Eletronet (2024): “Em primeiro lugar, os investimentos ESG estão em franco crescimento e podem alcançar a impressionante marca de US$ 53 trilhões até 2025, de acordo com uma pesquisa recente. Esse valor representa mais de um terço dos US$ 140,5 trilhões em ativos globais projetados para o mesmo período.
Outro ponto importante é a crescente demanda por práticas empresariais sustentáveis e responsáveis, que está impulsionando esse aumento, à medida que investidores buscam alinhar seus portfólios com valores ambientais, sociais e de governança (vale lembrar que os provedores de serviços consomem uma grande quantidade de energia para operar seus data centers e redes).
Por isso, ao implementar práticas sustentáveis, como o uso de energias renováveis e a melhoria da eficiência energética, podem obter uma significativa redução das emissões de carbono e de custos operacionais e, de quebra, mais oportunidades de negócio por meio de um posicionamento corporativo responsável e confiável.
Do ponto de vista social, os ISPs têm a responsabilidade de fornecer serviços acessíveis e inclusivos. Isso inclui garantir a conectividade em áreas rurais e sub atendidas, promovendo a inclusão digital e apoiando o desenvolvimento comunitário. Afinal, uma governança sólida é essencial para a confiança dos investidores e clientes, o que envolve práticas éticas, transparência nas operações e um forte sistema de compliance.
Empresas que adotam essas práticas são vistas como líderes do setor e, por isso, atraem mais clientes e investidores, tornando a sustentabilidade um diferencial competitivo significativo. Além disso, práticas sustentáveis podem levar à redução de custos operacionais a longo prazo”.
Segundo Rômulo Abdalla, diretor comercial da Campsoft, “os ISPs de médio e grande porte tem uma importante missão de aproximar mais da sociedade local onde atuam e tornar o empreendimento mais atrativo para futuros investidores trazendo uma imagem institucional ainda mais profissional, ligado a questões ambientais, sociais, educacionais e de governança. Os últimos eventos promovidos pelas associações no ano de 2024 trouxeram o tema de ESG em evidência. Para o ano de 2025 o tema de ESG ganhará ainda mais força por se tratar de uma forte tendência de mercado para empresas que pretendem se diferenciar, buscar reconhecimento e incentivos públicos”.
2) Reforma tributária - Por um futuro mais igualitário e conectado ...
A alta carga tributária no setor de telecomunicações sempre foi tema de discussões entre governo, entidades de classe, associações e provedores de internet. Até 2024 a carga tributária sobre os serviços de Telecom é de 25,4%, mais 3,9 pontos percentuais adicionais em taxas para fundos setoriais.
Segundo o advogado tributarista Paulo Vitor (2024) em depoimento nas redes sociais: “A reforma tributária promoveu a unificação de alguns tributos incidentes sobre bens e serviços, como o ICMS e o ISS, que foram transformados na IBS e o Cofins, que agora é CBS. Um dos pilares da reforma tributária foi previsão de não cumulatividade plena, de modo que o tributo pago na etapa anterior seja totalmente compensado pelo tributo devido na etapa seguinte de circulação de bens ou serviços”.
Outro grande ganho com a reforma tributária será os serviços de telecomunicações utilizando o sistema de cashback, impulsionando o acesso em regiões remotas.
Segundo o portal Poder 360 (2024): “A aprovação da 1ª proposta de regulamentação da reforma tributária no Senado é um marco histórico para o Brasil. Dentre os avanços incorporados, ressalta-se a inclusão dos serviços de telecomunicações no sistema de cashback, uma medida transformadora que fortalece a conectividade e promove a inclusão digital no país. A reforma simboliza um compromisso renovado com a justiça tributária, criando um ambiente mais equitativo que permite às pequenas empresas inovar e produzir valor de forma sustentável. Ao longo de 2024, acompanhamos ativamente as discussões sobre o tema em esferas públicas e privadas, sempre defendendo o papel estratégico da conectividade no desenvolvimento nacional.”
3) Mudanças regulamentares do mercado ISP com grande impacto em 2025
O ano de 2024 o mercado ISP passou por grandes mudanças regulamentadoras e 2025 poderá ter ainda mais avanços. A importante presença das associações com atuação institucional regulatória em defesa dos interesses dos provedores de internet, negociações com a ANATEL, debates com a sociedade e governo, vem trazendo ganhos estratégicos ao setor de telecomunicações para os próximos anos.
Segundo associação NEO (2024) divulgado nas suas redes sociais:
- “Decreto nº 12.608/2024, a prorrogação das concessões de energia elétrica deve atender a condições que assegurem o compartilhamento de infraestrutura, uma política pública fundamental para reduzir desigualdades e fomentar a inovação. Infelizmente, a minuta proposta pela ANEEL na consulta atual não contempla essas obrigações, o que contraria o espírito do Decreto e a necessidade de segurança jurídica para as relações entre os setores. A inclusão desta subcláusula nas regras de prorrogação das concessões é indispensável para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”.
- “A partir de 1º de abril de 2025, empresas de telecomunicações no Brasil deverão emitir a Nota Fiscal Fatura de Serviço de Comunicação Eletrônica (NFCom), totalmente digital, que substituirá os modelos 21 e 22 pelo modelo 62, mais moderno e padronizado. O que muda com a NFCom é a unificação do documento eletrônico para todos os serviços de telecomunicações, como internet banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa e móvel, além dos demais desta categoria, como os SVAs”.
Segundo sites especializados:
- Mobile Time (2024): “Inclusão, no Plano de Uso do Espectro de Radiofrequências 2023-2030. iniciativas relacionadas ao uso de inteligência artificial para a alocação e gestão eficientes do espectro de radiofrequências”.
- Mobile Time (2024): “Aprovação dos primeiros sandboxes regulatórios da Anatel: Os primeiros projetos de sandboxes aprovados pela Agência estão relacionados à autorização de repetidores e reforçadores de sinais de SMP em locais com cobertura precária, bem como à autorização de utilização de aplicações direct-to-device (D2D)”.
- Mobile Time (2024): “Revisão do Regulamento de Segurança Cibernética nas Telecomunicações. Em 4 de julho, foi aprovada a revisão do Regulamento de Segurança Cibernética Aplicada ao Setor de Telecomunicações, conforme consta na Resolução nº 740, de 2020[12]. Essa iniciativa reforça a proteção das redes e serviços de telecomunicações no Brasil”.
4) Uso crescente da Inteligência Artificial no mercado ISP
O uso da IA dentro dos provedores de internet pode ter grande impacto na manutenção preventiva, otimização da rede e melhoria do processo de atendimento do assinante.
Mobile Time (2024): “A IA tem se mostrado essencial para aprimorar o desempenho das redes, automatizar o atendimento ao cliente e otimizar a prevenção de fraudes, transformando a maneira como as operadoras gerenciam suas operações e melhoram a experiência dos assinantes. À medida que a demanda por conectividade aumenta, o uso dessa ferramenta em telecomunicações promete impulsionar a eficiência, reduzir custos e garantir um serviço mais confiável, preparando o setor para um futuro de inovação contínua”.
Segundo o site Ozmap (2024): “Utilizando uma análise de dados em tempo real, a IA pode detectar problemas antes que se tornem críticos e prever problemas futuros com base em padrões de uso e desempenho. Além disso, a inteligência artificial pode ajudar a otimizar o planejamento de manutenção, minimizando interrupções no serviço e reduzindo custos de serviço.
Um sistema de IA pode monitorar constantemente a rede do ISP e identificar áreas onde há congestionamento ou problemas de latência. Com base nessas informações, o sistema pode otimizar o fluxo de tráfego de dados e assim melhorar o desempenho da rede.
Os ISPs também podem usar essa tecnologia em Chatbots com o objetivo de responder a perguntas frequentes dos clientes ou para solucionar problemas técnicos comuns. Isso permite que os provedores de serviços ofereçam um suporte mais rápido e eficiente, sem a necessidade de manter toda uma equipe de suporte técnico 24 horas por dia.
A IA pode auxiliar provedores de internet a melhorar a segurança de seus serviços através da detecção e prevenção de diversas ameaças. Com a análise de dados em tempo real, ela pode identificar atividades suspeitas na rede de internet, como acessos não autorizados ou comportamentos incomuns dos usuários, e bloqueá-los antes que causem danos”.
5) Demanda latente e crescente pelos SVAs estratégicos (consumo de produtos digitais cresce ano a ano)
Segundo Teletime (2024), estudo mostra que o crescimento do consumo de SVA está relacionado à qualidade da banda larga. Planos de banda larga de maior preço são o principal motor da demanda por serviços digitais no Brasil. Para cada aumento de 10% na proporção de planos acima de R$150,00, há um aumento incremental na demanda por serviços digitais de aproximadamente 13,4%. Os planos de banda larga de primeira linha também estão positivamente relacionados à demanda por serviços digitais, embora em menor grau. "Para cada aumento de 10% na penetração da capacidade de banda larga acima de 50 Mbps, há um incremento de 2,47% na demanda por serviços digitais. Os efeitos fixos para os consumidores das regiões Norte e Nordeste também demonstram que características específicas dessas regiões desempenham um papel particular na condução da demanda por serviços digitais no Brasil", diz o estudo.
Um estudo do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) apontou que provedores que oferecem SVAs aumentam suas receitas em até 25%. E isso já é um ótimo argumento para pensar em expandir seu portfólio com esses serviços extras.
a) Quais os 3 principais motivos dos SVAs serem fundamentais para oferta de entregas dos provedores de internet?
- Entregar somente conexão internet não sensibiliza a maior atratividade no processo de venda para os assinantes (SVA é um diferencial competitivo);
- A correta composição de produtos SVAs (estudo e cultura local) fideliza e retém o assinante;
- Ganho financeiro: Os SVAs podem gerar maior ganho tributário, aumento de ticket médio e aumento das vendas (argumentação para “valorar” a venda dos planos e combos).
b) Os SVAs (Serviço de Valor Adicionado) da “moda” para 2025
De acordo com a demanda dos assinantes, pesquisa do mercado local, estatísticas de consumo dos produtos digitais, segue o ranking dos temas mais procurados em 2024, que continuaram com forte tendência para 2025:
1º Lugar: Streaming de Vídeo (filmes, séries e TV)
2º Lugar: Telemedicina
3º Lugar: Editorial (livros, apostilas, revistas e jornais) - Eficiência tributária
4º Lugar: Streaming de Música
5º Lugar: Educação (cursos e apostilas)
6º Lugar: Clube de Vantagens e Descontos
7º Lugar: Segurança e Conexão (Antivírus e melhoria de performance de conexão)
8º Lugar: Aplicativos para o público infantil e jogos
c) A oferta da melhor composição SVA estratégica trará ainda mais resultado em 2025
A Campsoft possui um time de consultores especializados em produtos e serviços SVAs, eficiência tributária ISP e integração sistêmica dos ERPs. De acordo com as necessidades e desejos dos ISPs, as estratégias desenvolvidas são personalizadas e exclusivas. Possuímos o maior portfólio de aplicativos (mais de 40 SVAs).
Segundo o CEO da Campsoft, Ricardo Camps, “o ano de 2025 será muito estratégico para os provedores de internet que realmente querem crescer de maneira estruturada e serem ainda mais competitivos no mercado local onde atuam. Os SVAs são fundamentais para melhor composição e divulgação dos planos, entregando uma melhor proposta de valor e experiência de uso para os assinantes. A escolha correta dos temas e aplicativos farão com que os provedores de internet tenham maior diferencial competitivo, aumento das vendas de planos, retenção e fidelização de assinantes".
d) Eficiência Tributária ISP continua em alta para 2025
Independente do regime tributário (simples nacional, lucro presumido ou lucro real), provedores de internet acima de 2.000 assinantes podem ter a possibilidade de ganhos tributários utilizando as estratégias corretas (melhores práticas contábeis e legalidade) de aplicativos SVAs.
Com as dificuldades do mercado ISP, crises econômicas, alta carga tributária, grande competitividade, altos cursos operacionais e equipamentos, os provedores de internet estão utilizados cada dia mais estratégias tributárias para se tornarem mais competitivos, pagando menos impostos (dentro das melhores práticas legais) e ofertando mais aplicativos SVAs.
“A eficiência tributária não é uma manobra oculta, ilegal e artificio para sonegar impostos. A visão ultrapassada de grande risco, ilegalidade e jeitinho bralileiro não é condizente com o resultado dos provedores de internet que trabalham dentro de um quadro ético, estruturado e legalizado. Com uma boa orientação contábil e jurídica o provedor de internet pode ser ainda mais competitivo utilizando a estratégia tributária correta".
6) Eventos Setoriais ISP para 2025
É muito importante que os decisores dos provedores de internet estejam sempre atualizados com as novidades e tendências do mercado ISP, construindo um relevante network de relacionamento com contatos estratégicos participando presencialmente de eventos.
O mercado de provedores de internet possui eventos relevantes com os principais fornecedores de tecnologia e serviços, palestrantes especializados e cursos técnicos presenciais para atualizar, qualificar e relacionar os profissionais do setor com as novidades tecnológicas e tendências do mercado. Anote na sua agenda, segue o ranking dos eventos nacionais aberto ao público ISP:
1º Lugar: ABRINT - São Paulo e Nordeste
2º Lugar: ABRAMULTI - Belo Horizonte
3º Lugar: Expo ISP - São Paulo e Olinda
4º Lugar: Futurecom - São Paulo
5º Lugar: InternetSul LinkISP - Gramado/RS
6º Lugar: Apronet - Florianópolis/SC
7º Lugar: Congresso RTI
8º Lugar: ISP Meeting (regionais)
9º Lugar: Inter ISP (regionais)
O ano de 2025 promete ser um marco de inovação e crescimento para o mercado ISP, com oportunidades incríveis impulsionadas por práticas sustentáveis, avanços tecnológicos, reformas regulatórias e uma demanda crescente por serviço de valor agregado (SVAs).
A Campsoft é sua parceira estratégica para transformar essas oportunidades em resultados reais. Com uma equipe de consultores especializados e o maior portfólio de SVAs do mercado - mais de 40 aplicativos disponíveis -, oferecemos soluções personalizadas para cada provedor, ajudando a aumentar receitas, fidelizar clientes e maximizar a eficiência tributária.
Entre em contato conosco e descubra as melhores estratégias para impulsionar o crescimento do seu provedor de internet. Estamos prontos para ajudar você a se destacar no mercado e alcançar seus objetivos em 2025!
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